Roberto Vivas

História

Roberto Jorge Illuzzi, o Roberto Vivas, é um escultor e pintor argentino, erradicado no Brasil.
Nasceu em 11/02/1932 na cidade de Buenos Aires, Argentina. A partir de 1952, estudou Belas Artes e passou algumas temporadas na Itália e na França.
Sua primeira exposição foi em 1962, na Galeria Rubbens de Buenos Aires. A partir daí, expôs muitas vezes e em diversos lugares, destacando-se a Galeria Mar del Plata, Salão Anual da Sociedade Hebraica Argentina, Salão de Arte de Mar del Plata, Movimento de Arte Moderna del Uruguay, Instituto Torcuato Di Tella e Fundação Bariloche.

Trajetória

Mudou-se para o Brasil em 1970, e começou a esculpir em 1978.
Executou trabalhos para a construtora Lindenberg, em São Paulo, e para Gomes de Almeida São Paulo e Rio de Janeiro/Nova Leblon e Nova Ipanema.
Ele é autor das esculturas expostas na casa de Abreu Sodré, do ex-presidente João Figueiredo, Gilberto Salomão, entre outros. Entre as várias obras, estão os painéis com queda-
d´água nos hotéis Caesar Park, de SP e do RJ, e o Celsa Center, em Florianópolis, o Monumento ao Tango, na Praça Buenos Aires, e outro no SESC de Interlagos, ambos em SP. Ele participou de exposições individuais e coletivas no Brasil, na Argentina, sua terra natal, nos EUA, Itália, Paris, entre outros.

Brasil

Nascido na Argentina, mas brasileiro de coração, Vivas é autor de mais de mil quadros e mil esculturas que decoram mansões, galerias e hotéis de várias partes do mundo, principalmente as de São Paulo. “Estou de volta porque amo o Brasil e também porque as obras brasileiras precisam ser restauradas”. O artista plástico cria esculturas funcionais em bronze, pedras ou em alumínio prata, que servem como apoio, por exemplo, para mesas de todos os tipos, em casa ou consultórios. Do cavalo às insinuações tântricas e o casal dançando tango, seus trabalhos integram a vida cotidiana do homem.

Uma vida de arte

Trabalhos recentes

Entre seus trabalhos em exposições mais recentes estão: Bronces y Pedra, Journal de Nyon; Pintores e escultores, Arte Contemporânea, Bucareste; Galeria Ellen Krasner, Nova York; Edifício das Decorações, Nova York; convidado do arquiteto John Saladino para expor na Escultura e Arquitetura, Nova York; Galeria Rubinstein, Mar del Plata; Salão de Arte Moderna, Roma; Miami Galeria Carriage House, Dania, Florida; Miami Lynrose Gallery; exposição individual no Kintamani; coletiva de artistas argentinos na Embaixada da Argentina no Brasil.

Atualmente, seu acervo está sendo resguardado pela agência de publicidade Confidesign, representada pelo artista plástico e designer gráfico Daniel Magnou e pelo empresário Jaime Filadelfo.

Materiais utilizados na composição de suas obras

Pinturas acrílicas e óleos de alta qualidade
Massa pedra para a realização de esculturas e troféus.
Espátulas e lixas para dar forma as mais diversas figuras.
Fundição em bronze de altíssima qualidade